Porque os Visitantes Não Viram Clientes do Seu Site?
Sua loja virtual está novinha em folha, com pouco tempo no ar e aberta para o mundo do consumo virtual. Muito bom, seu caminho está aberto. Com a criação da sua loja virtual, as expectativas por bons resultados são inevitáveis, porém você ainda não conseguiu sentir o gostinho de atingir suas metas. Nesse momento, você se pergunta: o que está faltando? Onde estou errando? É bem provável que o relacionamento com seus clientes não esteja muito bom.
Por esta razão, separei uma breve lista dos erros mais comuns para lhe ajudar a melhor o desempenho do seu negócio, mesmo que a atividade e suas expectativas sejam de poder ter uma renda extra.
Muita informação
Simplicidade, por muitos pode ser encerrada como falta de criatividade. Mas não é bem assim, o menos é sempre mais. Os clientes odeiam se sentir carregados de informações que normalmente não são necessárias para ele e com isso ele perde o interesse em conhecer seu site.
Um site com muito texto, fica com aspecto de blog, porém sem possuir informações que sejam relevantes para o usuário. Descreva seus produtos de forma curta, clara e objetiva.
Se houver alguma informação mais importante ela deve vir na primeira linha onde será visualizado primeiro pelos usuários. As chamadas devem ser fortes para prender a atenção do usuário. Evite deixar um simples link, dê a eles um botão chamativo para realizar a compra, eles irão agradecer e você também.
Cadê o carrinho de compras?
Quem nunca passou por isso? Você está muito interessado no produto e deseja fazer a compra do produto naquele momento. Mas procura, procura e não acha o carrinho de compras! Chega a um ponto que o seu visitante desiste de comprar na sua loja e compra na concorrência.
Seu site deve ser de simples navegação e seu carrinho de compras deve ser visualizado no canto superior direito, local que os usuários já estão acostumados. Coloque-se sempre na condição de comprar para testar a usabilidade do seu site.
Concorrência não falta na Internet, sempre existirá um site que pode oferecer um serviço melhor que o seu, por isso, esteja sempre testando e melhorando seu site pensando no seu usuário. O usuário comprador, hoje em dia, busca dois itens quando fazem compras virtualmente: uma compra rápida e que seja intuitiva.
Informações de contato
Destaque suas informações de contato, é mudança simples que fará muita diferença. Existem lojas virtuais que disponibilizam as informações de contato, na página de contatos, o que não o correto. Deixe no rodapé todos os contatos possíveis da loja, pois independente da página que o usuário estiver ele conseguirá visualizar o contato da sua loja e tirar a dúvida sobre um determinado produto antes de realizar a compra. Na aba de contatos, deixe todas as formas de contatos possíveis além de um formulário interativo. Você precisa pensar em todos os tipos de usuários que frequentam o seu site.
Existem aqueles que adoram um contato mais pessoal, por telefone ou pessoalmente. Outros já buscam a interatividade e opinam para o uso de formulários. Responda sempre todas as mensagens recebidas pois o usuário internauta irá sempre lembrar que a dúvida dele não foi respondida descartando sua loja de novas visitas.
Prestando atenção nesses itens, e acertando se necessário, você terá certeza de estar oferecendo um serviço de qualidade ao seus consumidores e aumentando formar de ganhar dinheiro, além de criar um ótimo relacionamento com o cliente.
Fica uma dica: Utilize bem a internet, faça dela uma máquina geradora de renda extra para você, nas 24 horas do dia e conquiste sua independência financeira tão desejada.
Elton Louis
Consultor de Negócios Online & Especialista em Oportunidades de Renda na Internet